Pinterest aposta em social commerce no Brasil

27 de novembro de 2017


Fala galera,tudo bom? Quem aí já conhece/usa o Pinterest? Ainda não conhece ou ouviu falar pouco? Então vem comigo para saber mais!

A busca pelo visual de redes sociais tem persuadido marcas a criar estratégias de venda dentro das próprias plataformas, já que é nelas que usuários têm buscado suas inspirações para moda, decoração e viagens. Recentemente, a rede de descoberta visual foi o Pinterest, que se estabeleceu como uma galeria de “inspirações”,  e que agora pretende colocar suas ferramentas a favor dos varejistas brasileiros.

Foi lançado dois recursos para marcas que querem colocar seus produtos à venda em seu contexto de navegação. A primeira novidade é o Shop the Look, ferramenta que permite ao usuário comprar produtos a partir de “pins” em uma imagem, e também ver recomendações de produtos similares. 
Já os Pincodes serão QR Codes customizados, escaneados para descobrir produtos e temas com curadoria de marcas e veículos. Com isso as marcas podem compartilhar os códigos em pontos de venda, embalagens e peças de propaganda. No Brasil, a primeira marca parceira a utilizar o serviço é a Tok&Stok.


O Pinterest é muitas vezes confundido com uma rede social, mas, na realidade, é o lugar os as pessoas descobrem o que querem para seu próprio uso. O que faz o Pinterest atraente para o marketing é que as pessoas estão na plataforma para planejar, então você pode alcançar pessoas no estágio inicial do processo de compra ou de procura de inspiração.

No Brasil, a plataforma registra mais de 31 milhões de ideias de moda todo mês, por exemplo, o que torna as ferramentas especialmente interessantes para marcas do universo de beleza e vestuário. O Shop The Look foi lançado nos Estados Unidos em fevereiro e, de acordo com a companhia, impulsiona duas vezes mais cliques em  produtos.

Cerca de 97% das principais buscas no Pinterest não são por marcas, algo que pode ser explorado pelas empresas que querem cativar o consumidor despretensioso, que normalmente não procuraria por produtos e só está coletando referências. Analisando os fatos vemos que a mentalidade e a intenção das pessoas no Pinterest são muito diferentes das de outros serviços. A plataforma é a forma ideal de gerar conhecimento de marca e aumentar engajamento com audiências que estão em um momento de planejamento.
Acredita-se que o diferencial da plataforma é transformar a inspiração em ação ao longo dessa jornada de busca de referências. Mais de 80% dos usuários do Pinterest estão no celular, então é um ótimo lugar para empresas alcançarem consumidores que estão navegando pela plataforma. Fazer compras na Amazon ou Google funciona quando você já sabe o que quer. Por termos conhecimento sobre intenção e indexação de imagens, estamos na frente no reconhecimento de objetos em uma imagem e fazer recomendações baseado em gosto dos usuários.


1 Comentário

  1. Tenho uma conta há um tempão, mas não tinha percebi (me dado conta) do potencial do Pinterest para divulgação também. Consegui aumentar muito os acessos do blog com ela nesse último ano.

    Super beijos,
    Neila Bahia - Blog Insanos Dezembros ♥

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