Aumenta desconfiança sobre conteúdo de marcas

5 de janeiro de 2018


O avanço da conectividade e o acesso dos brasileiros à informação criaram um ambiente de oportunidades para as empresas, mas também de muitos desafios. Segundo o estudo global Connected Life, desenvolvido pela Kantar TNS, os internautas do Brasil estão cada vez mais divididos sobre a confiança que possuem nas marcas e no conteúdo produzido por elas.

A edição deste ano do estudo considera a confiança relacionada a temas como tecnologia, conteúdo e dados. A evolução da tecnologia está possibilitando que as marcas se aproximem desse consumidor e desenvolvam experiências melhores de serviço, mas ainda há resistência. Os consumidores conectados estão divididos em aceitar a inteligência artificial: enquanto 40% dizem não ter nenhum problema em falar com um robô, se isso permitir uma resposta mais rápida, 41% estão totalmente contra.

A pesquisa ouviu 70 mil consumidores em 56 países durante o primeiro semestre, entre eles o Brasil, e constatou que 52% dos brasileiros acreditam que o conteúdo de marca gerado nas mídias sociais não é confiável, a média global representa 35%. Outro dado é o de que 45% se preocupam com o controle das redes sociais sobre aquilo que veem em seus feeds e 54% estão apreensivos com o nível de dados pessoais que as marcas têm sobre eles.



Em relação ao conteúdo, a pesquisa mostra que há cada vez mais desconfiança sobre o que é produzido nos canais de marcas. Sendo que 37% dos consumidores do Brasil declaram que o conteúdo publicado nas redes sociais não é relevante para eles e 52% acreditam o que veem nesses canais não é confiável, contra uma média global de 35%. Quase metade desses consumidores, 45%, expressam preocupação com o controle que as plataformas digitais têm sobre o que eles veem em seus feeds.

Sobre privacidade, as pessoas estão cada vez mais conscientes do preço que estão pagando por seu estilo de vida conectado: 54% dos entrevistados na América Latina expressaram preocupação com a quantidade de dados pessoais que as empresas têm deles, enquanto a média global é de 40%. “A transparência deve ser uma preocupação para as empresas. O consumidor não quer se sentir mais um, procura por um atendimento personalizado e quer que as marcas entendam seus reais problemas e necessidades”, diz Maura Coracini, head de Media&Digital da Kantar.


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